quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Decidi pelo Parto na Agua...



No mundo inteiro, cada vez mais mulheres têm procurado formas alternativas para dar à luz. Ouve-se falar em parto de cócoras, parto natural, parto domiciliar, parto na água e por daí por diante.

No Brasil, embora as mulheres têm começado a demonstrar mais interesse pelo assunto, são ainda poucas as opções de partos mais naturais que são oferecidas. No serviço particular, cerca de 80% dos partos são cesáreas. Dos 20% normais, quase todos são feitos com a mulher deitada, com as pernas em estribos, anestesiada, dentro de centros cirúrgicos. Apenas uma pequena fração dos partos normais acontecem de forma mais natural ou "fisiológica", para usar o termo técnico.
As razões para esse descompasso em relação a outros países são várias. Entre elas estão a cultura médica, interesses financeiros, desconhecimento da classe médica e da população e falta de ambientes adequados.
O parto na água é uma modalidade de nascimento onde a mulher fica dentro da água durante o período expulsivo de modo que o bebê chega ao mundo no meio aquático, exatamente como estava no útero. A água é aquecida a 36ºC, o ambiente geralmente fica à meia luz e o pai ou acompanhante pode entrar na banheira com a futura mãe.
Esses nascimentos costumam ser muito suaves e calmos e muitos bebês sequer choram quando são trazidos à tona para o colo de suas mães.
Alguns médicos alegam que esse parto não é seguro, porque o bebê pode aspirar água. Na verdade os registros de incidentes nos partos aquáticos são muito raros e comparado com partos na mesa ginecológica o parto na água não perde em segurança, mas ganha em qualidade do nascimento.
Outros profissionais alegam que na água não dá para fazer a episiotomia. Este argumento é falho já que a questão é que no Brasil faz-se mais episiotomia que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde e outros órgãos de saúde. Na água morna o períneo fica bastante relaxado em relação ao parto tradicional, e as rupturas são raras e geralmente muito superficiais. A episiotomia nesse tipo de parto embora seja possível, é desnecessária em quase todos os casos.
O uso da banheira também pode ser iniciado antes do período expulsivo, para relaxamento e para a suavização das sensações do trabalho de parto. As contrações ficam menos fortes e o bebê pesa menos sobre o colo do útero. Muitas mulheres saem instintivamente da água na hora do bebê nascer, preferindo ficar sobre um colchão, de cócoras, deitada em posição semi-reclinada, ou até de lado (posição de Sims).
Aqui no Brasil, conhecemos poucos profissionais que oferecem o parto na água hospitalar como uma das possibilidades de atendimento: alguns em São Paulo e outros no Rio de Janeiro, até porque os próprios hospitais não aceitam essa possibilidade (não esqueça que as taxas de cesarianas dos hospitais particulares são de 90-95%, portanto o parto na água não é um "produto" interessante). No entanto se o parto for domiciliar, o parto na água é possível com o uso de banheira inflável, fáceis de se encontrar e montar. Em muitas cidades grandes já existem médicos e enfermeiras obstetras que atendem partos domiciliares, e a banheira é uma ferramenta que em geral eles oferecem.
Nos hospitais que oferecem banheira nas salas de parto, essas são estreitas e não servem para o período expulsivo. No entanto são ótimas para o relaxamento durante o trabalho de parto. Por outro lado é possível um parto na água em casa e para isso usa-se uma piscina desmontável, dessas infantis, que pode ser enchida com água do chuveiro. É só usar a criatividade...


Ana Cris Duarte
Amigas do Parto

----------

Meninas obrigado pelos comentários no post anterior vc são umas fofas...Amanha venho com  as fotinhos do quartinho dela todo montado...

Enquanto ao parto sempre quiz na agua mais por falta de informação tinha muito medo na feira de gestante que teve aki em bh teve uma pequena palestra falando sobre esse assunto depois disso não tive mais duvidas em quer te-la na agua é muito interessante fora que é otimo por bb e pra mamãe. Ontem fui visitar o hospital que ofere esse tipo de parto e fiquei maravilhada com a estrutura...
Se tudo ocorrer bem e minha bonekinha vai vim ao mundo nadando...rsrsrrs

Desculpe se não estou passando no blog de vcs mas a correria ta muita

Bjuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu


6 comentários:

  1. o menina isso eh realmente uma novidade pra mim.. acho que aqui no interiorrrr nem tem ahahahaha não sei mt sobre o assunto mas achei legal.. vou pesquisar mais
    bjus e boa sorte

    ResponderExcluir
  2. Tambem acho esse tipo de parto muito mais tranquilo,andei vendo uns videos sobre isso,pena que no Brasil ainda sao pouquissimos hospiutais q realizam esse tipo de procedimento..
    Depois vc vem contar pra gente como foi o parto...ta quase na hora neh...
    tudo de bom..
    beijos

    ResponderExcluir
  3. que maravilhaaaaa
    adorei a ideia, pena q não tem aqui na minha cidade e eu já tive minhas meninas,kkkkk
    bjus

    ResponderExcluir
  4. Já a algum tempinho venho pesquisando sobre o assunto e se tiver a oportunidade,quando engravidar, também pretendo optar pelo parto na água. Vi diversos vídeos dos mais variados partos e achei o na água o mais tranquilo de todos. Bjão!!!!

    ResponderExcluir
  5. Florzinha acho muito legal a decisão que vc tomou de ter a Nicoly na água, além de ser um parto mais confortável tb alivia as dores. Tô louca pra ver o quartinho da princesinha, posta logo viu, bom final de semana, bjinhos.

    ResponderExcluir